- Gerar link
- Outros aplicativos
BEM-VINDO AO CURSO DE BERÇARISTA
VOCÊ ESTÁ ESTUDANDO A APOSTILA:
PLANEJAMENTO BERÇÁRIO
DICAS IMPORTANTES PARA O BOM APROVEITAMENTO
• O objetivo principal é aprender o conteúdo, e não apenas terminar o curso.
• Leia todo o conteúdo com atenção redobrada, não tenha pressa.
• Explore profundamente as ilustrações explicativas, pois elas são fundamentais para exemplificar e melhorar o entendimento sobre o conteúdo.
• Quanto mais aprofundar seus conhecimentos mais se diferenciará dos demais alunos dos cursos.
• O aproveitamento que cada aluno faz, é o que fará a diferência entre os “alunos certificados” dos “alunos capacitados”.
• Busque complementar sua formação fora do ambiente virtual onde faz o curso, buscando novas informações e leituras extras, e quando necessário procurando executar atividades práticas que não são possíveis de serem feitas durante o curso.
• A aprendizagem não se faz apenas no momento em que está realizando o curso, mas sim durante todo o dia-a-dia. Ficar atento às coisas que estão à sua volta permite encontrar elementos para reforçar aquilo que foi aprendido.
• Critique o que está aprendendo, verificando sempre a aplicação do conteúdo no dia-a-dia. O aprendizado só tem sentido quando é efetivamente colocado em prática.
PLANEJAMENTO BERÇÁRIO
1 - ADAPTAÇÃO:
Sabe-se que o primeiro contato que a criança tem com a escola é um momento único e especial, tanto para a família quanto para a escola. Partindo desse pressuposto, nós educadores recebemos as crianças com o maior afeto possível, demonstrando simpatia e principalmente mostrando segurança para os pequenos iniciantes do convívio escolar.
Ficar bem no berçário, sem chorar (nem sofrer), envolve muitos fatores e, basicamente, os sentimentos de duas pessoas: mãe e filho, por isso, sugere-se destinar dois ou três dias para a mãe participar dos cuidados de seu filho, enquanto observa como as outras crianças são tratadas pela equipe do berçário. A criança em poucos dias sentir-se-á segura aceitando o novo ambiente e as pessoas com quem terá um novo convívio. O período de adaptação varia de criança para criança, e deve ser avaliado individualmente.
OBJETIVO:
Proporcionar um ambiente lúdico que venha promover suas capacidades sensoriais, psicomotoras, cognitivas, sociais e afetivas, respeitando sua maturidade. Desenvolver a criança etapa por etapa, tendo em vista a necessidade do movimento, para que se possa adquirir o controle postural e movimentos normais. Através das brincadeiras que as crianças aprendem, usam a imaginação, relacionam com os que o cercam, conhecem o ambiente ao seu redor, desenvolvem sua coordenação motora, suas habilidades visuais e auditivas.
Brincar é uma maneira de fazer com que o bebê passe a conhecer a si mesmo, a se comunicar com os que estão a sua volta e crescer saudável e feliz. Incentivar o uso do raciocínio através de brincadeiras recreativas (faz-de-conta) para que possa valorizar a autoestima da criança.
PLANEJAMENTO BERÇÁRIO
2 - Estimulação Mês A Mês
De 0 A 1 Mês
- No momento em que o bebê estiver acordado no berço, chamar pelo seu nome de forma agradável, que o surpreenda, sem assustá-lo. Repetir o seu nome, acariciar sua cabecinha e acrescentar palavras de carinho;
- Brincar de ‘O ciclista’, dobrar e esticar suas pernas;
- Colocar no bebê um sapatinho musical;
- Conversar e fazer massagem enquanto estiver no trocador;
- Permitir mover livremente as pernas e os braços quando estiver sem fralda;
- Colocar um dedo na mãozinha do bebê para que o aperte, e se o fizer, erguer a mão para que faça força;
- Com o bebê deitado de costas, agarrar nas suas mãozinhas e puxar até sentá-lo;
- Colocar o bebê de barriga para baixo, e empurrar com a mão um pezinho para a frente;
- Aproveitar o momento da alimentação para conversar e fazer carinhos;
- Deitar o bebê em posições diferentes;
- Cuidar do sono do bebê. Procurar que se habitue a dormir com os ruídos habituais, assim como estar com outras pessoas;
- Mostrar um objeto de cores vivas e mover lentamente para que o siga com o olhar;
- Soprar em seus pezinhos;
- Embalar o bebê suavemente e pegar no colo do lado esquerdo e direito.
PLANEJAMENTO BERÇÁRIO
3 - 1 Mês
- Repetir alguns sons: "aaa", "ggg", "bbb";
- Segurar em suas mãozinhas e junte-as e separe-as;
- Esticar e dobrar suavemente as pernas do bebê, movendo-as para cima e para baixo;
- Deixar de barriga para baixo durante alguns breves momentos;
- Permitir brincar com a água durante algum tempo, agarre-o para que se sinta seguro;
- Oferecer algum objeto que ao tocá-lo emita som;
- Mostrar um objeto, e quando estiver fixado o olhar nele, mova-o lentamente;
- Mostrar dois objetos e fazer soar de maneira alternada, esperar que fixe o olhar.
2 Meses
- Enquanto o bebê estiver deitado de barriga para cima, sem roupa ou com roupa leve, mover as pernas como se pedalasse, flexionar até ao abdômen;
- Ajudar a passar da posição de costas para a posição de barriga para baixo;
- Passar um dedo pela barriga, desenhar linhas em redor do umbigo, e esperar a sua reação;
- Ao passear, mostrar objetos, conversar e sorrir;
- Pendurar em um fio, brinquedos ou elementos de cores e texturas diferentes;
- Mover objetos e esperar que os siga;
- Chamar pelo nome e dizer também os nomes das outras pessoas;
- Deixar escutar os ruídos que faz enquanto trabalha;
- Entregar um chocalho. Ensinar a segurá-lo e a fazer o barulho que o objeto faz quando o movimentar em diferentes ritmos.
PLANEJAMENTO BERÇÁRIO
4 - 3 Meses
- Brincar e cantar: ‘Palminhas, palminhas, nós vamos bater; depois as mãozinhas para baixo esconder.
- Para cima, para baixo nós vamos bater, depois as mãozinhas para baixo esconder’;
- Por a chupeta na mão para que ele a leve à boca;
- Jogar às escondidas tapando o seu rosto ou o do bebê com a fralda, e mostrar contentamento quando os destapa;
- Oferecer para explorar algum objeto do cotidiano que chame sua atenção;
- Permitir tocar em diferentes objetos que lhe atraiam a atenção durante um passeio;
- Repetir os sons que o bebê emite, cantar, e se ele também fizer, imitar o seu canto;
- Levantar os pezinhos até que os possa ver e brincar com eles;
- Pegar os dedos do pé, começar pelo mindinho e terminar pelo polegar, cantar: ‘Aqui, a pombinha pôs o ovo, este ela olhou, este ela pegou, este ela salgou, este ela fritou, e este mais gordinho, ela comeu inteirinho! Comeu, comeu, comeu’;
- Colocar de barriga para baixo para que se possa exercitar a levantar a cabeça e o peito.
4 Meses
- Brincar de ‘O avião’. Levantar o bebê devagar, sem fazer movimentos bruscos, até posicioná-lo por cima de nossas cabeças. Então, girar o bebê sobre nós mesmos e andar por todo o espaço que nos encontramos. Enquanto isso, imitar o barulho do motor do avião e anunciar com alegria as coisas que vemos pelo trajeto;
- Com o bebê deitado de costas, segurar nas pernas para que fiquem esticadas. Colocar a outra mão debaixo da cabeça e levantá-lo para que ele possa fazer força e se sentar;
- Enquanto estiver de costas, estimular para que movimente com as pernas algum objeto que provoque som;
- Colocar o bebê de barriga para baixo, brincar e animá-lo para que endureça o corpo, excitá-lo a fazer força com os seus braços;
- Colocar um brinquedo que o bebê possa morder;
- Não deixar o bebê permanentemente no mesmo lugar;
- Colocar uma fralda sobre o seu rosto para que a retire;
- Deixar cair um objeto em frente dos seus olhos para que veja onde caiu;
- Enquanto se alimenta, sorrir e falar tentando ser expressivo, cantar e limpar o rosto com suavidade e expressar a sua alegria se ele comer bem;
- Durante o banho, permitir brincar, mover-se, fazer ruído com a água, mover as perninhas e os braços.
PLANEJAMENTO BERÇÁRIO
5 - 5 Meses
- Oferecer a possibilidade de descobrir novos objetos: recipientes, uma garrafa plástica bem fechada com um objeto dentro, uma colher de madeira, brinquedos com música, etc;
- Repetir os sons que o bebê faz;
- Falar e pronunciar os nomes das pessoas e coisas: "papá", "bebê", "água", etc;
- Esconder objetos da sua vista, tapar com algo que o bebê possa levantar. Cobrir parcialmente algum objeto e mostrar alegria quando o destapar;
- Antes do banho e ao despi-lo, permitir brincar com o seu corpo sem roupa e estimular para que faça exercícios;
- Tentar que se agarre nos seus dedos para sentar-se;
- Enquanto estiver de barriga para baixo, colocar algum objeto vistoso diante dele e ver se ele levanta os braços e a cabeça para agarrá-lo;
- Fazer a introdução de alimentos com alegria e paciência.
6 Meses
- Brincar de ‘A gangorra’ Colocar o bebê sentado em seu colo e movimentá-lo para baixo e para cima.
- Cantar: ‘Serra serra serrador, serra o papo do vovô, eu de cá, você de lá, vamos serrar, serrou!’;
- Brincar de ‘Upa, upa, cavalinho’ e cantar: upa, upa, cavalinho, corre, corre, ligeirinho. Ao brincar, colocá-lo no colo. Ele deverá ficar sentado em cima de suas pernas, virado para você. Segurar pelas mãozinhas ou por baixo de seus braços. Ao cantar, movimentar a perna para cima e para baixo, fazendo o pequenino pular. Bater palminhas com as mãozinhas do bebê enquanto brincar;
- Brincar de ‘O elevador’: Pegar o bebê por baixo de suas axilas e segurar na altura do seu rosto, enquanto isso, falar carinhosamente com ele e anunciar que irão brincar de elevador. Alternadamente dizer: ‘O elevador soooobe’, e o levantar acima de sua cabeça. Depois, acrescentar: ‘O elevador deeeeesce’, e o fazer descer até os seus joelhos;
- Pendurar chaves e outros objetos em um fio e movê-los. Nesta altura a criança já pode seguir com o olhar os objetos que se movimentam rapidamente;
- Brincar de ‘Luzinhas’. Pegar a lanterna e tampar o foco com papel celofane. Deixar o quarto do bebê com pouca luz e sentar ao lado dele. Acender a lanterna e chamar sua atenção para que a luz possa projetar no teto ou na parede, mas sempre bem á vista do bebê. Quando tiver certeza de que ele está vendo a luz colorida, mexer aos poucos a lanterna para que o pequenino siga seu movimento com o olhar.
- Colocar a chupeta em sua mão ao contrário, de tal maneira que ele tenha que virar a chupeta para colocá-la na boca;
- Repetir todos os sons e gestos que o bebê fizer;
- Segurar a mão do bebê na mamadeira para que ele acostume a segurá-la;
- Começar a ensiná-lo a segurar uma escova de dentes. Deixar brincar com ela;
- Durante o banho ou a muda da fralda, acariciá-lo e deixar que ele a acaricie com as mãos e os pezinhos.
PLANEJAMENTO BERÇÁRIO
6 - 7 Meses
- Cantar, rir e fazer cócegas, pegar no colo e dançar com ele;
- Em frente a um espelho, olhem-se e apontem um para o outro;
- Falar com expressões diferentes (alegria, pena), e imitir gestos com o rosto e mãos;
- Repetir sílabas ("ma", "ta", "pa", etc.). Pronunciar as palavras "mamã", "papá". Mostrar nas páginas de um livro objetos conhecidos e dizer os nomes das imagens, de forma correta e pausada;
- Deixar manusear um livro;
- Levar para passear;
- Esconder um objeto que ele gosta perto de onde possa descobri-lo e esperar a sua reação. Se não o descobrir, faça-o por ele;
- Fazer massagem com algodão, esponja ou escovinha para noção corporal.
8 Meses A 1 Ano E Meio
- Brincar de ‘Ondinhas’. Colocar o bebê na banheira ou em uma pequena piscina, e ensinar a bater as mãozinhas na água para formar ondinhas;
- Brinca de pular obstáculos;
- Brincar com marionetes. Contar histórias e cantar. Explorar a imaginação;
- Dar um banho divertido; Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades, falando corretamente com a criança, para que ela possa ampliar o vocabulário.
- Mostrá-lo fotos grandes e ponta por cima da gola. Convidar o bebê a tirar e, caso não faça, começar a tirar nós mesmos para que ele continue a brincadeira;
- Brincar de chuva de papel;
- Cantar músicas na qual possa incluir os nomes do bebê;
- Brincar de fazer arte com mingau ou brincar com massa de modelar caseira;
- Trabalhar com semelhanças e diferenças, comparar objetos quanto a forma, tamanho e cor;
- Dobrar, amassar e rasgar papéis;
- Observar fotos e revistas (identificar objetos, pessoas e lugares);
- Trabalhar com os sentidos, trabalhar partes do corpo;
- Separar objetos em caixas / classificação (ajudar a arrumar);
- Brincar com sucata ou história com fantoches;
- Trabalhar com os sentidos: audição (sons produzidos com objetos e o corpo);
- Jogos de encaixe, empilhar objetos (até 3 objetos);
- Guardar objetos em diferentes tamanhos de caixas; Realizar atividades que explorem: por cima / por baixo (c/ o corpo, gravuras, fotos); Batucar, bater palmas, tocar instrumentos;
- Realizar atividades que explorem: junto / separado (com o corpo, gravuras, fotos);
- Fazer ruídos com a boca (beijo, som do índio, estalar língua...) e trabalhar com os sentidos: paladar;
- Brincar de faz de conta (panelinha, carrinho, boneca, telefone...); Explorar e controlar os movimentos corporais;
- Deslocar-se no espaço de diferentes maneiras e com diferentes graus de autonomia (rolar, arrastar, engatinhar, pular, andar, correr, escorregar e saltar);
- Gerar link
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário